top of page

Trissomia 21? Trissomia do 21? Síndrome de Down?

21 de março de 2023

Não nos importa, prezados leitores, quais os nomes dessa síndrome. O que se torna relevante é o ser humano que a possui.

O 21 de março – 21/3 – foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. Selecionado com um motivo explicativo: representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade1.

Nós, do Grupo A Educacional, pregamos e, o mais importante, efetivamos uma proposta educacional inclusiva, privilegiando as potencialidades dos nossos educandos com essa síndrome, que não se constitui como uma doença.

Não nos preocupamos, somente, em trabalhar as restrições de aprendizado acadêmico, ampliando-o. Acima de tudo, desenvolvemos as habilidades que eles demonstram e, ainda mais, ampliamos a noção de autoconhecimento, expandimos a de pertencimento, fortalecemos a capacidade de Ser das nossas crianças com Trissomia 21.

Este texto não pretende explicar as causas, as consequências, as características, os desenrolares possíveis dessa síndrome.

Pretende, sim, alertar para o desconhecimento, para a falta de informação que, invariavelmente, envolvem as ações para com as pessoas afetadas pela Trissomia.

Não nos esqueçamos de que a ignorância gera preconceito, discriminação, afastamento e medo.

Que tal revertermos essas posturas que, às vezes, demonstramos? Que tal conhecermos, nos informarmos, debatermos, não somente nossas ideias sobre este assunto, mas os nossos comportamentos e atitudes, a nossa falta de empatia, de respeito, de compromisso com o Outro, que é diverso de nós, devido a um único gene a mais em suas células.

Gestores, coordenadores, orientadores educacionais, professores, colaboradores do Colégio Concórdia, do Liceu Santa Cruz, do Colégio Horizontes e do Aprendendo a Aprender unem-se neste intuito de acolher, de abraçar, de instigar a aprendizagem, de alargar as possibilidades, de fortalecer a práxis desses nossos e nossas alunos e alunas.

Deseja se informar? Acesse os links abaixo, envolvendo-se na rede de conhecimentos, expandindo-os e, por consequência, atenuando as formas discriminatórias e preconceituosas de olhar, ver, observar e reparar naqueles que caminham por uma estrada compactada pelo desrespeito ao Ser Humano.

Coloco as palavras de algumas camisetas do Instituto Mano Down:

CONOSCO, NÃO PARA NÓS!; TROQUE A PALAVRA EXCLUSÃO POR OPORTUNIDADE, como término desta mensagem.


Boas leituras, caros leitores.

Até o próximo texto.


https://manodown.com.br/

http://www.movimentodown.org.br/

https://www.tjdft.jus.br/

https://novaescola.org.br/

bottom of page