Dois de abril

2 de abril de 2023

Título um tanto estranho para um texto. Porém, nada estranho se você lembrar a que se refere esta data.

Óbvio que se recordou! Este dia, importantíssimo a um Grupo Educacional que prima pela Inclusão como o nosso, significa luta e vitória, potencialidades expandidas, competências construídas, conhecimento alargado, respeito e empatia fortalecidos.

Chega de mistério! Estamos nos aludindo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, instituído em 2007, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista e, assim, minimizar a discriminação e o preconceito  relacionados ao TEA.

Não vamos discorrer sobre causas do transtorno ou características das pessoas autistas.

Vamos falar, sim, mais do que falar, vamos anunciar seres humanos com singularidades, como tantos outros: pretos, indígenas, orientais, muçulmanos, judeus etc, etc, etc.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição presente na vida de 70 milhões de crianças e adultos no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não é aleatória a cor azul deste texto: ela simboliza o dia e o mês para esta importante conscientização.

O Quebra-cabeça, outra representação do TEA, coloca a complexidade dos transtornos que formam o espectro autista. Esse logotipo, utilizado pela primeira vez em 1963 e popularizado pela entidade norte-americana Autism Speaks, simboliza a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender (como um quebra-cabeça). Penso que podemos nos questionar a respeito dessa colocação: difíceis de compreender? Talvez para os preconceituosos que transformam seu desconhecimento em discriminação.

Nada impede que alunos com TEA cursem a Educação Infantil, os Ensinos Fundamental e Médio, frequentem Faculdades, se integrem ao mercado de trabalho.

Essa construção é nossa meta. Liceu Santa Cruz, Colégios Concórdia e Horizontes e Aprendendo a Aprender se unem na elaboração e implementação de Planos Educacionais Individualizados, visando ao crescimento, ao desenvolvimento e à capacitação de nossos educandos autistas, que não são “doentes”. São, tão só, diversos.

É essa diversidade a razão de outro símbolo: o sinal do infinito nas cores do arco-íris colocado como alternativa para o quebra-cabeça, celebrando a diversidade de expressões do espectro.

A Fita de conscientização com o quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da conscientização sobre o Autismo. As peças em diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento pela sociedade. É usada para identificar locais onde as pessoas com TEA são bem-vindas.

Há adesivos, sinalizando veículos que as transportam, além da Lei 13.977, de 2020, que estabelece a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, chamada Romeo Mion.

Encerro esta conversa com alguns versos de Carlos Drummond:

“Eu queria uma escola que cultivasse

a curiosidade de aprender

que é em vocês natural.

Eu queria uma escola que educasse

seu corpo e seus movimentos:

que possibilitasse seu crescimento...”

Certamente a encontraremos.