A Água: Seja a mudança que você deseja ver no Mundo.

22 de março de 2023

Esse é o tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água 2023, inspirado nessa frase, atribuída a Mahatma Gandhi, líder indiano da não-violência.

As discussões se concentram nas formas possíveis de acelerar as mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento.

Como estratégia de sensibilização, a campanha utiliza a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico, enquanto outros animais procuram uma rota de fuga: é uma narrativa sobre como lidar com as crises.

Na chamada sobre a data, a ONU questiona: neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?

Relacionando essa pergunta a outra máxima, colocamos: Pensar globalmente, agir individualmente.

Pensemos: quando deixamos torneiras abertas, desnecessariamente, contribuímos para a crise global?

Por isso, a ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

Exatamente o que as escolas do Grupo A Educacional efetivam com seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Não nos atemos às teorias, realizamos tarefas e compromissos. Como? Estudando, pesquisando, elaborando campanhas, verificando o quanto os colégios consomem de água e o quanto podemos economizá-la, como exemplos: é o individual agindo para o global poder existir e se manter com mais qualidade.

No site oficial do Dia Mundial da Água (www.worldwaterday.org), é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas, como tal: para as mídias sociais, os internautas conseguem subir fotos para adicionar sticks sobre a data e os temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (https://www.worldwaterday.org/share-2023).

Com isso, a organização pretende estimular as pessoas de todo o planeta a cadastrem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.

As contribuições se agregarão ao documento Agenda de Ações para Água, a ser lançado na Conferência da ONU sobre Água – de 22 a 24 de março de 2023, em New York, oportunidade única para convocar todo o planeta para solucionar as crises de água e saneamento.

Ultrapassemos os ODSs caminhando pelos símbolos da água: ela simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza, o ponto de partida para o surgimento da vida

Para poetizar:

"São as águas de março,

Fechando o verão

É promessa de vida no teu coração."

Antonio Carlos Jobim

Concluo este texto com uma indagação: Os significados não se mostram convergentes?

Até a próxima semana, prezados leitores.